segunda-feira, janeiro 23, 2012

A Justiça

Para o tarô, o destino do homem está traçado numa rota, na qual a sua vida se desenrola. E vencer obstáculos é apenas metade da luta. A outra metade é a busca do ser humano para encontrar dentro de si mesmo o equilíbrio perfeito, como o que é alcançado por forças opostas de igual intensidade. Assim, a esse Arcano está reservada a função de representar um ideal de conduta para o homem, sua capacidade para julgar os atos, tanto os seus como de seus semelhantes.
No plano divino, A Justiça do tarô personifica a conduta do ente absoluto. Até mesmo Atena, a Deusa grega as sabedoria, chega a ser confundida com Têmis e sua filha Astréia, pois elas constituem a trindade divina que emana de Zeus para representar a sabedoria. No plano físico, cabe a Justiça exprimir a relação exata entre as forças de atração e repulsão. E, no plano intelectual, o oitavo Arcano personifica a justiça relativa do ser humano, com as suas falhas e limitações. Na balança, os pratos se sustentam graças ao peso idêntico. É a ação que constitui a ordem natural das coisas, o equilíbrio universal que pesa os atos. Aqui estão os antagonismos supremos da vida: O direito e o dever; a derrota e a vitória, o Bem e o Mal. A espada, além de ser símbolo clássico da expiação, representa a proteção para os que estão agindo de boa fé e a punição para os infratores. Essas funções são desempenhadas numa atividade equilibrada e incessante: o que a balança pesa e avalia a espada encarrega-se de executar.
Suas influências pode se referir ao um fato do passado, pode estar no presente ou se estender até o futuro. No plano material ela significa uma disputa, um processo judicial; no plano sentimental, relaciona-se a um caso amoroso, cuja realização depende das outras cartas da consulta.

Significado Resumido: Austeridade. Imparcialidade. Integridade. Disciplina. Prontidão. Decisão. Resolução. Equilíbrio. Ordem. Capacidade de julgamento. Lógica. Passividade. Objetividade. Continuidade. Planejamento. Razão. Ética. Correção. Rigor. Retorno.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário